top of page

Apresentação

LOGO-01.png
SOBRE

SOBRE O CONGRESSO

 Nos dias 13 e 14 de março de 2021 realizar-se-á o II Congresso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD, promovido pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes dias (ESALD). 

 

 

 Este congresso intitula-se de “Ciências Forenses: Do local do crime ao laboratório” e pretende mostrar como os técnicos de Ciências Biomédicas Laboratoriais podem atuar nesta área abordando os mais variados temas que a compõem. 

 

 O congresso é dirigido a todas as pessoas desta área, tanto para as que já se encontram a exercer a profissão como para as que ainda se encontram a estudar. 

cartaz_congresso.jpg
ESALD
esald (1).png

SOBRE NÓS

Tudo se iniciou no ano de 1948, quando o Dr. José Lopes Dias com a finalidade de superar as carências em enfermeiros na região do interior do país, fundou a Escola de Enfermagem de Castelo Branco.

Atualmente, na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) lecionam-se 5 (cinco) licenciaturas (Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais, Licenciatura em Enfermagem, Licenciatura em Fisiologia Clínica, Licenciatura em Fisioterapia e Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia), 3 mestrados (Mestrado em Cuidados Paliativos, Mestrado em Enfermagem e Mestrado Estudos em Enfermagem) e 1 pós- graduação (Pós-graduação em Feridas).

ORADORES E MODERADORES

ORADORES E MODERADORES 

800_5db7149ce2318_edited.png

ANTÓNIO NOGUEIRA

MODERADOR | ESSA, Instituto Politécnico de Bragança

Diretor do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, Coordenador do Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, trabalha na Escola Superior de Saúde de Bragança (Instituto Politécnico de Bragança) e também se encontra no Gabinete de Empreendorismo.

Em 2001 ingressou na Licenciatura de Análises Clínicas e Saúde Pública no Instituto Politécnico de Coimbra em Coimbra, de seguida em 2007 realizou o Mestrado em Química e Qualidade Alimentar na Universidade de Aveiro, por último em 2017 executou o Doutoramento em Ciências Veterinárias - Ciências Biomédicas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

unnamed.jpg

ANA SOFIA RODRIGUES TAVARES

MODERADOR | ESTeSL, Instituto Politécnico de Lisboa

Doutora em Motricidade Humana, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Especialista e Licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa.

Professora Adjunta na licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais e no Mestrado em Tecnologias Clínico Laboratoriais, sendo igualmente investigadora integrada no H&TRC - Centro de Investigação em Saúde e Tecnologia, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. 

pj.jpg

ANA ISABEL MATIAS

ORADOR | LPC (PJ)

Licenciada em Química Aplicada-Ramo de Biotecnologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Doutorada em Bioquímica pela Universidade de Lisboa.

Desde 2010 exerce funções como perita forense em Drogas e Toxicologia no Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

pj.jpg

BRUNO ANTUNES

ORADOR | LPC (PJ)

Perito de Recolha de Vestígios no Local de Crime no Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal).

Membro da International Association of Bloodstain Pattern Analysts.

Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da polícia Judiciária. 

Carlos_Durao.jpeg

CARLOS DURÃO

ORADOR | Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia

Pós Graduado em Avaliação do Dano Corporal Pós Traumático pela Universidade do Porto.

Pós Graduado em Antropologia Forense pela Universidade de Coimbra.

Assistente Hospitalar do Serviço de Ortopedia do Hospital Vila Franca de Xira. Perito Médico do Gabinete Médico Legal de Vila Franca de Xira e de Torres Vedras (INML).

FOTO_DV2021F (1).jpg

CRISTIANA PEREIRA

ORADOR | Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa

Licenciada em Medicina Dentária na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Lisboa.

Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Doutorada em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Pós Graduada em Avaliação do Dano Corporal Pôs Traumático pela Faculdade de Medicina da Universidade Coimbra.

800_5db713bcbc822.jpg

FERNANDO MENDES

MODERADOR | ESTeSC 

Licenciou-se em Análises Clínicas e Saúde Pública em 1994, em 2010 obteve o grau de Mestre em Biologia Celular e Molecular e, em 2016, o grau de Doutor em Ciências da Saúde.

O percurso profissional teve início no Hospital Figueira da Foz, em 1994 onde trabalhou no Banco de Sangue durante 14 anos, tendo-se especializado em Ciências da Transfusão. Atualmente, é Professor Associado da Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Diretor de Departamento de Ciências Laboratoriais Biomédicas e Vice-Presidente da Comissão Técnico Científica da Escola de Saúde de Coimbra. Ele lecionou em várias instituições europeias de ensino superior no âmbito do programa ERASMUS +.

 

Em termos Europeus, o Fernando Mendes pertence aos órgãos de administração da EPBS desde 2001, onde foi eleito para vários cargos. Desde 2018 é o Presidente da EPBS.

pj.jpg

FERNANDO VIEGAS

ORADOR | Chefe Setor Local de Crime - Laboratório de Polícia Cientifica (PJ)

Responsável do Setor de local de Crime Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal). Possui vasta experiencia internacional, entre outros no Scene of Crime Working Group do European Network of Forensic Science Institutes (ENFSI), do qual exerceu durante diversos anos o cargo de Chairman.

Membro da International Association of Bloodstain Pattern Analysts. Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da polícia Judiciária.

pj.jpg

JOSÉ CARLOS PAIVA

ORADOR | Laboratório de Polícia Cientifica (PJ)

Perito de Recolha de Vestígios no Local de Crime no Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal). 

Membro da International Association of Bloodstain Pattern Analysts. Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da Polícia Judiciária.

800_5db714dc5eb72_edited.png

RUI PLÁCIDO

Licenciado em Análises Clínicas e Saúde Pública (ESTeSL).

Doutorado em Biomedical Laboratory Sciences (Cranfield University, UK).

Director do Curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais.

Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Legal e Ciências Forenses.

Membro do Senado Académico da Universidade do Algarve.

pj.jpg

MIGUEL SILVA

ORADOR | Laboratório de Polícia Cientifica (PJ)

Perito de Recolha de Vestígios no Local de Crime no Laboratório de Policia Científica da Policia Judiciária, Lisboa (Portugal). 

Possui vasta formação nacional e internacional na área Forense, sendo também Formador na Escola da Polícia Judiciária.

Captura%20de%20ecra%CC%83%202020-02-19%2

MÁRIO BARROSO

ORADOR | Especialista Superior de Medicina Legal, INMLCF

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (1999), Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Universidade de Coimbra (2005) e doutorado em Biomedicina – área de especialização em Toxicologia Forense, pela Universidade da Beira Interior (2010).

Exerce desde 2001 funções como Especialista Superior de Medicina Legal no Serviço de Química e Toxicologia Forenses do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, tanto na Delegação do Centro (2001-2006) como na Delegação do Sul (2007 até à actualidade).

É membro de diversas sociedades científicas internacionais relacionadas com a toxicologia, com destaque para The International Association of Forensic Toxicologists (TIAFT) e Society of Hair Testing (SoHT).

IMG_3707 (1).jpg

​SÍLVIA FERNANDES

MODERADOR | Escola Superior de Saúde, IPP

Licenciada em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica pela Escola de Saúde (ESS-IPP) desde 2009, e Doutorada em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desde 2015.

Professora Adjunta na ESS-IPP, onde leciona nos cursos de Licenciatura em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica e em Ciências Biomédicas Laboratoriais, essencialmente na área da citologia. Desde 2019 é coordenadora da Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESS-IPP.

Membro do Centro de Investigação em Saúde e Ambiente (CISA-ESS) e fez parte do Grupo de Investigação do Laboratório de Biologia da Adição do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) entre 2007 e 2018, e em 2009 desempenhou funções no grupo de Neurobiologia Molecular (IBMC). 

PRESIDENTE do congresso

dir_esald.png

FRANCISCO RODRIGUES

Diretor da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB

Licenciado em Análises Clínicas e de Saúde Pública, na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.

Mestrado em Sida: Da prevenção à terapêutica, na Faculdade de Medicina, Psicologia, e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Doutorado em Saúde Pública e em Medicina Preventiva, Saúde Pública e Microbiologia Médica na Universidade de Salamanca.

Comissão de Honra

dir_esald.png

FRANCISCO RODRIGUES

Diretor da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB

156101522_452791949201511_67819447734643

ANTÓNIO FERNANDES

Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco

156923589_2775929239384015_7899181064452

LEOPOLDO RODRIGUES

Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco

155563176_709553523070458_33376756936751

JOÃO BELO

Presidente do Conselho Pedagógico da ESALD

159335790_184440713186429_52481560375052

ANA MARIA VAZ

Presidente do Conselho de Representantes da ESALD

158850838_2924067944531492_5012755186402

CARLOS CHAVES

Presidente do Conselho Técnico Científico da ESALD

COMISSÃO CIENTÍFICA

COMISSÃO CIENTÍFICA

82856633_564721754080731_704368825453248

CLÁUDIA MARCOS,

RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO CIENTÍFICA

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica, na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. Realizou o Mestrado em Pesquisa Biomédica e e Doutoramento em Investigação Biomédica na Universidade de Valladolid.

83490278_490626711839418_317479684117050

LILIANA SILVA,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Análises Clínicas e de Saúde Pública, no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde, posteriormente realizou o Mestrado em Biologia Molecular e Celular na Universidade de Aveiro.

Doutorada em Segurança e Saúde Ocupacionais na Universidade do Porto.

foto 2.jpg

LILIANA SIMÕES SILVA,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Licenciou-se em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica (2008), na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Posteriormente obteve o grau de Mestre em Tecnologia Bioquímica em Saúde (2011) na mesma instituição. Doutorada em Biomedicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2019).

800_5db714bfa6475.jpg

MARISA BARBEIRA,

PhD (ESALD)

Licenciada em Análises Clínicas e de Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. Posteriormente realizou o Mestrado em Toxicologia na Universidade de Aveiro. Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior. É professora Adjunta da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB onde desempenha funções de coordenação do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Os atuais interesses de investigação: Ciências Biomédicas Laboratoriais e Gestão de Organizações de Saúde.

Foto Joana Liberal.jpeg

JOANA LIBERAL,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

É licenciada em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica pela Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. Realizou o Mestrado em Biologia Molecular e Celular na Universidade de Aveiro e é doutorada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra.

COMISSÃO OGANIZADORA

COMISSÃO ORGANIZADORA

83490278_490626711839418_317479684117050

LILIANA SILVA,

RESPONSÁVEL PELA COMISSÃO ORGANIZADORA

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Análises Clínicas e de Saúde Pública, no Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Saúde, posteriormente realizou o Mestrado em Biologia Molecular e Celular na Universidade de Aveiro.

Doutorada em Segurança e Saúde Ocupacionais na Universidade do Porto.

82856633_564721754080731_704368825453248

CLÁUDIA MARCOS,

PhD (ESALD)

Professora Adjunta convidada da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias no Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Licenciou-se em Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica, na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto. Realizou o Mestrado em Pesquisa Biomédica e e Doutoramento em Investigação Biomédica na Universidade de Valladolid.

73320876_1484626681687325_10329504107609

ANDREIA DOMINGUES

SECÇÃO DE CBL AE ESALD 

Estudante do 4º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Apoios e Patrocínios.

153465074_214351793772909_12586090726742

INÊS RIBEIRO

SECÇÃO DE CBL AE ESALD 

Estudante do 4º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Convívio e Lazer.

AE.jpg

SECÇÃO CBL

VOGAIS SECÇÃO DE CBL AE ESALD

Estudantes da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

800_5db714bfa6475.jpg

MARISA BARBEIRA,

PhD (ESALD)

Licenciada em Análises Clínicas e de Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. Posteriormente realizou o Mestrado em Toxicologia na Universidade de Aveiro. Doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior. É professora Adjunta da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB onde desempenha funções de coordenação do Curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais. Os atuais interesses de investigação: Ciências Biomédicas Laboratoriais e Gestão de Organizações de Saúde.

IMG_0375.JPG

INÊS JOÃO

SECÇÃO DE CBL AE ESALD 

Estudante do 4º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Marketing.

83085944_205420557175277_523442910208930

CAROLINA POLIDO

SECÇÃO DE CBL AE ESALD 

Estudante do 4º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento de Palestras e Workshops.

84659752_557604298295761_472812909299236

RAFAELA OLIVEIRA

SECÇÃO DE CBL AE ESALD 

Estudante do 4º ano da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais da ESALD-IPCB.

Responsável pelo Departamento Financeiro e de Certificação.

bottom of page